terça-feira, 14 de abril de 2009

Oito barragens rompem em Altamira (PA)

14 de Abril de 2009 - 15h04 - Última modificação em 14 de Abril de 2009 - 16h00
Chuva e inundações podem deixar município paraense em situação de calamidade
Amanda Mota
Repórter da Agência Brasil

http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/04/14/materia.2009-04-14.9963254621/view

Manaus - A cidade de Altamira, no Pará, pode decretar estado de calamidade pública nos próximos dias, caso as chuvas e inundações registradas na região continuem a prejudicar os moradores. A Defesa Civil do estado confirmou que pelo menos 200 famílias ficaram desabrigadas após a forte chuva de domingo (12), que provocou alagamentos em 13 bairros da cidade e o rompimento de oito barragens. Pontes romperam-se e rodovias de acesso ao município também ficaram interditadas.

Segundo a Secretaria de Governo do Pará, aproximadamente 3 mil famílias foram atingidas pelas chuvas e inundações. Além disso, uma pessoa morreu e quatro estão desaparecidas. Altamira foi o município mais prejudicado com as chuvas do último fim de semana no estado.

O coordenador adjunto da Defesa Civil estadual, major Marcos Norat, informou que dez locais foram preparados para receber os desabrigados, entre eles, igrejas, sedes de associações de bairro e um parque de exposições. Além das famílias que ficaram desabrigadas, existem outras que poderão ser removidas de suas casas após o levantamento que está sendo feito para identificar áreas de risco. Bombeiros, soldados do Exército edas Polícias Militar e Civil também estão envolvidos nas atividades de apoio às vítimas.

Norat disse que está sendo feito um levantamento completo da situação e, até sábado (18), todos os dados sobre as ocorrências deverão estar consolidados. "Poderemos decretar situação de emergência ou de calamidade pública. Isso vai depender também da continuidade das chuvas”, disse ele, em entrevista à Agência Brasil.

A causa principal dos alagamentos pode ter sido o transbordamento do Igarapé Altamira, um dos dois que cortam a cidade. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também se prontificou a ajudar os moradores de Altamira com a doação de madeira. O material será encaminhado à prefeitura para construção de casas para as famílias desabrigadas.

A cidade de Altamira está localizada a 455 quilômetros da capital, Belém, na região do Xingu, sudoeste paraense. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população está estimada em 88,1 mil habitantes.

Nenhum comentário: