quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

BRASIL E PERU: 5 USINAS, COM 7 MIL MW

Brasil e Peru devem concluir as negociações sobre a construção de pelo menos cinco hidrelétricas em território peruano até o fim do primeiro semestre, segundo Edison Lobão, ministro de Minas e Energia. Os empreendimentos terão capacidade de 7 mil MW. O projeto envolve a possibilidade de construção de mais 10 usinas. Juntas as 15 hidrelétricas terão capacidade de 10 a 12 mil MW.
De acordo com Lobão, as usinas serão construídas pela Eletrobrás em parceria com construtoras
brasileiras e empresas peruanas. A perspectiva é que as primeiras usinas entrem em operação dentro de quatro a cinco anos. "Queremos concluir as negociações políticas no primeiro semestre e estabelecer os primeiros entendimentos ainda este ano", afirmou o ministro nesta sexta-feira, 30 de janeiro, após participar de reunião do conselho de administração e do conselho superior do Sistema Eletrobrás, no Rio de Janeiro.
O volume de investimentos ainda está sendo definido pela Eletrobrás, mas o ministro estimou que fique na casa dos R$ 21 bilhões para os primeiros 7 mil MW. "Cada 1 mil MW deve sair por R$ 3 bilhões", calculou. O Brasil deve investir ainda em duas usinas com a Argentina - uma delas é Garabi. Segundo Lobão, as parcerias fazem parte do plano brasileiro de integração regional e energética.
Fonte: Canal Energia

Nenhum comentário: