terça-feira, 15 de setembro de 2009

Tijuco Alto é citado em artigo de Rui Polly sobre a candidatura de Marina Silva

http://www.revolutas.net/

(sobre documento "Orientações Estratégicas do MMA" elaborado pela então ministra Marina Silva em 17 de Julho de 2007):

"...
Como se vê, a preocupação real é a redução do tempo para a concessão de licenças ambientais. E não por acaso, as metas apontadas nos “Indicadores de desempenho” são semelhantes às sugeridas pelo Banco Mundial em seu relatório “Licenciamento de Usinas Hidroelétricas no Brasil”, encomendado à instituição pelo Ministério de Minas e Energia (disponível no site do Banco Mundial).

Há ainda casos paradigmáticos como a concessão de Licença Prévia (LP) à UHE de Tijuco Alto. Durante 20 anos os movimentos sociais do Vale do Ribeira conseguiram impedir a concessão da LP. Antonio Ermírio de Moraes obteve finalmente a LP, durante a gestão Marina Silva... Uma curiosidade: o presidente do Ibama era Basileu Margarido, que se filiou ao PV no mesmo dia que a senadora.
..."

Ver artigo completo em:
http://www.revolutas.net/index.php?INTEGRA=1282

No site do Revolutas, tem um link para Tijuco Alto:
http://www.revolutas.net/index.php?ID=79

Só uma correção... a Licença Prévia (LP) de Tijuco Alto NÃO foi concedida. O que se tem é um documento chamado "Parecer Técnico Favorável" datado de 26/02/08 que aponta uma possível decisão política do IBAMA, mas que depois da ocupação deste órgão em 12 de março de 2008, ainda não se efetivou.

Os movimentos sociais ainda conseguem impedir a construção da UHE Tijuco Alto!

Diante de tanto poder econômico da Votorantim e Camargo Corrêa e de apoio político de Lula e Dilma (Governo Federal) e de Serra e Samuel Moreira (Governo Estadual)...

... cada dia sem a LP é uma vitória!

Nenhum comentário: