segunda-feira, 11 de maio de 2009

PEDIDO DE SOLIDARIEDADE - MAB

Em Belém, no Pará - Brasil, 18 campones@s estão presos desde o dia 26 de abril de 2009. São 16 homens e duas mulheres.

Em Tucuruí (Pará), próximo a barragem, 200 pessoas mantém acampamento, em vigília, pedindo a libertação dos presos e seqüência nas negociações.

Este fato deve-se a luta dos moradores que fizeram uma ocupação nas obras. Há 25 anos eles sofrem as conseqüências da Barragem de Tucuruí, e até hoje reivindicam direitos e condições dignas de vida na região.

Em todo este período as grandes multinacionais são beneficiadas com subsídios no consumo da energia produzida – A ALCOA e VALE pagam em média 05 centavos o Kilowatt/hora enquanto o povo brasileiro paga em média 50 centavos pelo mesmo Kilowat/hora.

Recentemente uma Comissão Oficial constatou inúmeras violações nos direitos humanos deste povo que luta há tanto tempo.

Esta situação extraordinária, de termos que fazer todo o esforço pela libertação dos presos (que consideramos presos políticos), manter o acampamento de vigília em solidariedade e prosseguimento das negociações, é que nos obriga PEDIR AJUDA.

Além de sua manifestação política para as autoridades (des.romulo.nunes@tj.pa.gov.br – carta postada abaixo) estamos precisando de ajuda financeira para as atividades, como manter o acampamento, ajuda para as famílias dos presos, despesas dos advogados...

Se você puder nos ajudar com qualquer quantia, envie para conta.

Banco do Brasil

Agência 2883-5 Conta corrente: 14411-8

APEMA – Associação de Proteção ao Meio Ambiente



Código Swift: BRASBRRJBSA. (Agência Postalis – Setor Comercial Sul, Quadra 3, bloco A, nº 119- Edifício Postalis, Brasília-DF)

Agradecemos,

Água e energia não são mercadorias!

Daiane Hohn, Sonia Maranho, Luiz Dalla Costa.

P/ Coordenação do MAB. Brasil.



A Cáritas Brasileira (Regional Norte 2) subscreve esse apoio aos trabalhadores e trabalhadoras do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB e pedimos a contribuição de todos e todas para essa iniciativa.



Apoio: MST, MPA, MMC, PJR, CIMI, ABEEF, FEAB, CJP, CÁRITAS BRASILEIRA, CRP, DST/AIDS, CEB’s, CONSELHO DO LAICATO NORTE 2, PASCOM NORTE2, SECRETARIADO REGIONAL CNBB, PASTORAL DO MENOR, PASTORAL FAMILIAR, CEBI, COMIRE, A SERVIÇO DA AMAZÔNIA E DO POVO INDIGENA, PASTORAL LITURGICA, ANIMAÇÃO BIBLÍCA E CATEQUETICA, COMITÊ DOROTHY, CRB

Nenhum comentário: