sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Atingidos por barragens trancam rodovia Régis Bittencourt, em São Paulo

14.08.2009

http://www.mabnacional.org.br/noticias/140809_atividade_sp.html

Hoje (14/08), centenas de pessoas do Vale do Ribeira, integrantes de várias organizações, entre elas o MOAB e a Via Campesina, realizam uma manifestação no pedágio da multinacional OHL, na Rodovia Régis Bittencourt, altura de Cajati (Km 485), estado de São Paulo. Os participantes também planejam realizar uma caminhada pela BR-116.

Eles protestam contra a construção das barragens no rio Ribeira do Iguape, que até agora é o único rio de médio porte sem barragens no estado de São Paulo. A Usina Hidrelétrica de Tijuco Alto é pleiteada pela Companhia Brasileira de Alumínio, empresa do grupo Votorantim. Desde a década de 1980, os ribeirinhos lutam contra sua construção, que destruirá o único lugar que preserva grande parte da mata atlântica no estado de São Paulo.

“Estamos lutando contra tudo aquilo que está destruindo o nosso rio, a nossa vegetação. A Votorantim consome cerca de 4% de toda a energia elétrica produzida no país, o que corresponde ao consumo de energia de um estado como Pernambuco, com 8 milhões de habitantes. A energia consumida é utilizada na produção de minérios e celulose, em sua grande maioria voltado para a exportação e nós não deixaremos que nos roubem nossas terras, nossos bens, para o cúmulo de capital dessa empresa”, afirmam as lideranças.

Atingidos por barragens de vários estados do Brasil se mobilizaram nesta semana reivindicando seus direitos e um novo projeto energético para o país. A jornada nacional de lutas reúne trabalhadores de todo o Brasil.

Contato: (11) 3392 2660

Nenhum comentário: