sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Vale do Ribeira se mobiliza na Jornada Nacional de Lutas

Publicado em Notícias

http://www.raulmarcelo.com.br/portal/2009/08/vale-do-ribeira-se-mobiliza-na-jornada-nacional-de-lutas/

14/08/2009

Cerca de 600 quilombolas, caiçaras, ribeirinhos e representantes de movimentos sociais, entre eles MOAB, MST, Ribeira Livre, MAB e Intersindical, realizaram na manhã desta sexta-feira uma manifestação no pedágio da multinacional OHL, na Rodovia Régis Bittencourt, altura de Cajati (Km 485).

A ação faz parte da Jornada Nacional de Lutas e reivindica o fim da exploração humana, cultural e ambiental no Vale do Ribeira, entre elas a possibilidade da construção da Usina Hidrelétrica de Tijuco Alto pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), com apoio do Governo Federal, no Rio Ribeira de Iguape. Os manifestantes também se posicionam contra o monopólio no serviço de transporte da Viação Intersul; a privatização da BR-116; o péssimo serviço da concessionária OHL; a poluição e exploração dos trabalhadores da Bunge em Cajati e a construção de um presídio em Registro.

Segundo nota dos organizadores, “todos estes empreendimentos buscam somente o lucro e deslocam muitos recursos do Vale do Ribeira, não contribuindo para o desenvolvimento de fato para a região. As grandes empresas, responsáveis pela atual crise econômica mundial, têm ameaçado e demitido milhares de trabalhadores na região e em todo o Brasil. Em outras palavras, o trabalhador assalariado está pagando pela crise do sistema capitalista e pela irresponsabilidade de seus investidores”.
Após a manifestação no pedágio, os participantes realizaram uma marcha pela BR-116.

Nenhum comentário: