sexta-feira, 13 de março de 2009

FESTIVAL CULTURAL DO VALE DO RIBEIRA

CARTA À POPULAÇÃO
DO
VALE DO RIBEIRA

SOMOS IRMÃOS DA TERRA E DAS ÁGUAS

POR QUE NÃO QUEREMOS A BARRAGEM DE TIJUCO ALTO?

Em tempos de CRISES econômica, social e ambiental, é preciso refletir um pouco mais sobre o que o INDIVIDUALISMO tem causado à vida de cada um de nós. Empreendimentos como a Usina Hidrelétrica de TIJUCO ALTO não são feitos para ajudar as pessoas que moram nas proximidades como vem dizendo a empresa CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, do Grupo Votorantim, em todo o Vale do Ribeira e, principalmente, nas cidades de CERRO AZUL, ADRIANÓPOLIS E RIBEIRA. A CBA quer se apropriar da NOSSA ÁGUA somente para aumentar em 5% a sua produção de ENERGIA lá na região se Sorocaba, e do NOSSO SOLO, principalmente para explorar as nossas RIQUEZAS MINERAIS E BIOLÓGICAS. Resumindo: o ÚNICO OBJETIVO de Tijuco Alto é obter LUCRO e mais LUCRO para uma única família, os Ermírio de Moraes, cujo patriarca é considerado uma das três pessoas mais ricas do Brasil.

Certamente a CBA vem nos enganando há 20 anos, tentando convencer as comunidades ribeirinhas que o Tijuco Alto trará EMPREGO e acabará com as ENCHENTES. Quem conhece o Vale do Ribeira e as práticas da CBA (por exemplo, em Juquiá), sabe que estes argumentos não são verdadeiros. Serão oferecidos apenas 60 EMPREGOS FIXOS, destinados principalmente a técnicos da Grande São Paulo e Brasília. Você acha que a CBA, com toda sua história de ataque aos DIREITOS HUMANOS, dará um emprego para um ribeirinho ou quilombola controlar as máquinas? Sobre as enchentes, quem vive e mora no Ribeira sabe que as enchentes não são causadas por falta de barragens, e sim por falta de árvores, MATA CILIAR. Ao invés de trazer emprego para o Vale, a CBA afetará a PESCA e a AGRICULTURA em todo o RIO RIBEIRA DE IGUAPE. Só no município de Iguape, quase 3.000 famílias podem perder o seu modo de sustento, a produção da MANJUBA, causando DESEMPREGO.

Nós, MORADORES DO VALE DO RIBEIRA, temos que nos unir para impedir este DESASTRE SOCIAL, ECONÔMICO E AMBIENTAL para a região. TIJUCO ALTO não traz nada para a nossa GENTE, para a nossa CULTURA, para a nossa VIDA. Ao invés de participar do pensamento individualista da CBA, vamos fortalecer as relações entre os povos do Vale do Ribeira. Só assim, podemos enfrentar aqueles que querem retirar a nossa Energia, que não servirá para acender NEM UM BICO DE LÂMPADA aqui na região. Se tivermos a noção de que a BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRA compreende diversos municípios, desde a nascente em Cerro Azul (PR), até estuário de Cananéia (SP), entenderemos que qualquer impacto num rio pode afetar a BIODIVERSIDADE, a CULTURA e a VIDA das pessoas abaixo.

É PRECISO A UNIÃO DOS POVOS DO VALE!!!


14 DE MARÇO – DIA INTERNACIONAL DE LUTA CONTRA BARRAGENS


1989-2009: 20 ANOS DO MOVIMENTO DOS AMEAÇADOS POR BARRAGENS


TERRA SIM! BARRAGEM NÃO!

Mais informações: http://terrasimbarragemnao.blogspot.com/

Nenhum comentário: