Carta de Repúdio à Licença Prévia concedida pelo IBAMA para a Construção da Barragem Tijuco-Alto (SP)
A diretoria da Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo (AGB-SP) vem a público manifestar sua posição contrária à licença prévia concedida pelo IBAMA para a construção da primeira barragem (Tijuco-Alto) no Rio Ribeira do Iguape, estado de São Paulo.
- Após as audiências públicas ocorridas em julho de 2007 foram apontadas falhas metodológicas no EIA-RIMA, como um subdimensionamento dos impactos na região de Cananéia e Iguape, com possíveis impactos sobre a produção pesqueira e o equilíbrio ambiental local.
- Esse projeto será o primeiro barramento no único rio livre de grandes intervenções do estado de São Paulo.
- Caso a licença efetiva seja aprovada pelo IBAMA, o mesmo estará descumprindo uma recomendação expressa pelo Ministério Público Federal, que considerou impróprio o EIA-RIMA apresentado, pois havia um subdimensionamento dos impactos na região.
Consideramos que a riqueza dos bens naturais deve estar a serviço do bem coletivo e sensíveis ao equilíbrio ambiental, especialmente num dos últimos remanescentes de Mata Atlântica do estado de São Paulo e do Brasil e não a favor de empresas ou interesses privados.
A Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo soma-se às notórias iniciativas da sociedade civil e dos movimentos sociais, coloca-se à disposição para o debate com as instâncias governamentais competentes e solicita urgente intervenção do Ministério Público na presente questão.
Diretoria da Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário