quinta-feira, 27 de março de 2008

Pronunciamento do Deputado Federal Ivan Valente (PSOL - SP) na Câmara Federal

13/3/2008
Contra a construção da hidrelétrica de Tijuco Alto

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, ontem foi feito um protesto em frente à sede do IBAMA de São Paulo contra a viabilização da hidrelétrica de Tijuco Alto, no Vale do Ribeira, região mais preservada do Estado de São Paulo.

Os manifestantes do Movimento dos Ameaçados por Barragens — MOAB têm razão porque o IBAMA não poderia ter liberado obras numa região com a maior quantidade de cavernas do Brasil e tão importante para a área de espeleologia. Além disso, há reservas quilombolas na região e suas manifestações culturais devem ser preservadas.

A inundação ocorrerá num dos parques mais importantes da Mata Atlântica brasileira e permitirá à Companhia Brasileira de Alumínio, empresa do Grupo Votorantim, levar energia elétrica ao Município de Alumínio, a 300 quilômetros do local, onde está localizada uma grande fábrica de propriedade da empresa.

Eu era Deputado Estadual quando o CONSEMA rejeitou os EIA/RIMA para isso. Mas o empresário Antonio Ermírio de Moraes insiste nessa obra, que sem dúvida é maléfica ao povo de São Paulo, aos residentes na região e à preservação socioambiental da área.

Entendemos que o IBAMA nacional deve tomar uma atitude contrária a isso. Não é possível que se continue querendo provocar inundações na área de Mata Atlântica mais preservada do Estado de São Paulo.
Parabéns aos manifestantes, que estão se defendendo contra o poder econômico que compra propostas e projetos.

Câmara dos Deputados - 13/3/08


Nenhum comentário: