quinta-feira, 27 de março de 2008

Funcionários do grupo Votorantim revoltam-se contra maus tratos

26.03.2008

http://www.mabnacional.org.br/noticias/260308_funcionarios_votorantim.htm


Não por coincidência, as mesmas reclamações foram apresentadas por empregados que protestaram em diferentes instalações do grupo Votorantim, por duas vezes neste mês. A saber, péssimas condições de trabalho, maus tratos, cerceamento de liberdade, alimentação ruim e baixos salários.

Na madrugada desta segunda-feira (24/3), um grupo de operários que trabalham na construção do complexo industrial da Votorantim Celulose e Papel (VCP) e da International Paper, em Três Lagoas (MS), fizeram uma manifestação em um dos pavilhões do alojamento que abriga 1,2 mil funcionários. Segundo relatos divulgados pela imprensa local, ao chegar ao alojamento naquele dia, o grupo foi impedido de comer, pois a empresa não permite refeições fora dos horários estabelecidos. Além disso, os funcionários classificaram a rotina no alojamento como a de uma prisão, já que não têm liberdade de saírem quando querem.

Há cerca de 20 dias, episódio parecido aconteceu na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Operários que trabalham na construção da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó paralisaram as obras. O fato que deu início ao protesto foi o espancamento de um trabalhador pelos seguranças das empresas responsáveis pela obra, que são a Votorantim, Camargo Correa e Bradesco. As queixas, novamente foram: baixos salários; “aprisionamento” dos trabalhadores dentro do canteiro de obra; baixa qualidade da alimentação; insegurança no trabalho - os que são vítimas de acidente de trabalho não têm recebido tratamento adequado; e repressão interna.

Segundo a coordenação do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), as empresas donas de hidrelétricas, para obterem altas taxas de lucro, submetem os trabalhadores a uma situação quase de trabalho escravo. O fato ocorrido dentro desta obra não é algo isolado, ao contrário, é uma tendência em todos os empreendimentos.

Impactos ambientais

A preocupação com meio ambiente também fica em segundo plano, quando o objetivo principal é o lucro das empresas. De acordo com o relatório O Estado Real das Águas no Brasil, produzido pela ONG Defensoria da Água, ligada ao Instituto para a Defesa da Vida, a Votorantim está entre as dez empresas que mais poluem as águas no Brasil.

Além disso, no dia 6 de março, o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou a suspensão do corte e do plantio de novos eucaliptos no município de São Luiz do Paraitinga (182 km ao leste de SP) até a realização de um estudo de impacto ambiental, com pena de multa no valor de R$ 10 mil por dia. As empresas responsáveis pelo cultivo de eucalipto nessa região são a Votorantim Celulose e Papel e Suzano Papel e Celulose no município.

Nenhum comentário: